quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tenho dois filhos: a Leonor, que tem 10 anos, e o Frederico, com sete. Ambos têm boa sensibilidade artística: são exímios no desenho - embora devessem praticar mais!- gostam muito de ler e ver filmes, no que têm opinião crítica e, finalmente, a Leonor é uma poetisa. Com obra publicada, mesmo que em jornais regionais! Pode ser um princípio! Pois bem, ontem a menina presenteou-me com um belo manuscrito, onde tinha este poema, depois de vários meses sem me mostrar nenhum novo! Com muito gosto vo-lo transcrevo:


A ESCOLA


P'ra quem gosta de ir à escola,

P'ra quem gosta de aprender

P'ra quem gosta do recreio

P'ra quem quer mais saber.


Oiçam bem, meus amiguinhos

Vou falar-vos com doçura

Só existe a aprendizagem

Não existe a escravatura.


Meninos de todo o mundo

Tenham amor e amizade

Dêm valor à vossa escola,

E nela só exista felicidade.


Todos nós temos amigos

Todos temos liberdade

Temos regras e direitos

Somos sábios de lealdade.

3 comentários:

  1. Viva José Abrantes.
    Cá estou eu a visitar o teu novo blogue. É bastante pessoal: falas das viagens que gostarias de fazer, uma delas à Baía (para tua inveja, já estive uma semana em Salvador da Baía), e recordas as revistas brasileiras da tua infância. Contas coisas dos teus filhos, em especial da Leonor, que já verseja. Dás umas dicas acerca do que vais ter editado proximamente, e homenageias Eric Rohmer, um realizador de Cinema a quem muito admiravas, percebe-se bem (revi há uns dias, na TV2, um filme dele, "A minha noite em casa de Maud", uma obra de grande sensibilidade).
    De facto, um blogue é, na sua essência, o equivalente a um diário pessoal, sendo exactamente isso o que estás a fazer. Acho bem.
    Abraço.
    GL

    ResponderEliminar
  2. Gostei! do blogue e dos versos da leonor. não tiveram mão de adulto? a pikena promete!!!
    acho que estava à espera de desenhos, não sei quais nem quantos mas penso que a morgana é essencial. ouvir falar da morgana sem a ver, não está bem! apetecia-me que ela nos fosse mais familiar! e, sobre o brasil, partilho o mesmo fascínio! talvez em março, ouro preto!bjinhos madalena

    ResponderEliminar