terça-feira, 31 de maio de 2011

ZAida e Diniz (2) Outras personagens



Eis a "amiga" da Zaida, a Vivi, e o seu dragão, o Rão! Aparecerão na terceira história - As Três Amigas.

Apresentação - Zaida e Diniz



O Diniz, claro, é o Gato! A Zaida é a bruxinha, sua dona! Viverão pequenas histórias de 34 páginas, para os mais jovens leitores! Em breve, acrescento aqui mais coisas!



Até breve!

domingo, 29 de maio de 2011

O Menino Tonecas




Foi José de Oliveira Cosme o autor das Lições do Tonecas, que li e reli, rindo sonoramente, entre os meus 11 e 15 anos! Depois perdi o rasto ao livro! Ainda me lembro que foi oferta (do Natal?) da minha tia Isabel. Quando o meu pai viu o livro entrar lá em casa, franziu o sobrolho: - Que porcaria, que livro tão estúpido! - clamava ele! mas depois deitou-lhe a mão, leitor de tudo, devoto e devorador como era, da mais simples à mais erudita das folhas impressas que visse por perto... E foi ouvi-lo a rir, tão divertido que ficou com o livrinho!




Um dia tive esta grata oportunidade: ilustrar uma passagem da obra, para um livro escolar escrito pelo meu amigo João Carlos Costa! Imaginam, decerto, o prazer que para mim foi fazer esta imagem, simples homenagem ao livro!




Um dia destes compro-o para que os meus filhos o leiam! O testemunho passará!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Amanhã, dia 21

Numa Igreja em Odivelas, o meu filho frederico fará a sua Primeira Comunhão!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CORREIO DAS CRIANÇAS - Lembram-se? (2)

A BRUXINHA BORRA DO POTE


Escrevi e desenhei esta historinha numa altura muito importante da minha vida: A minha filha Leonor estava ainda a meses de nascer e, como qualquer pai, roia-me de coriosidade sobre o como ela viria a ser: gordinha? Alta? Morena?

Daí a imaginar a história, numa altura em que, ao mesmo tempo pesquisava sobre uma personagem que eu queria que fosse uma bruxinha, foi um ai!

Recebi muitas mensagens congratulando-me da graça da história e, actualmente, planeio adaptá-la, acrescentando pouco mais, a um primeiro livrinho de uma colecção - ainda sem editora, com ocostume! - com esta personagem - e do seu gato Diniz, entretanto inventado!

A primeira publicação desta BD foi no Correio das Crianças n.- 33, de 28 de Junho de 1003.

terça-feira, 17 de maio de 2011

CORREIO DAS CRIANÇAS - Lembram-se? (1)

Foi entre Março de 2003 e Maio do ano seguinte que coordenei, escrevi e ilustrei na íntegra esta publicação que saía aos Sábados, integrada no Correio da Manhã.
Ali, o Mestre de Cerimónias era o meu gato Zu e os seus amigos, cujas histórias apareciam aos poucos, a modo de folhetim, enquanto nas páginas centrais do suplemento (que, ao todo, tinha oito páginas, a não ser lá para o final, quando passou ao dobro!) havia histórtias em banda desenhada, quer fossem em continuação, ou curtas, de duas páginas! Nas restantes páginas havia passatempos, reportagens, concursos e publicavam-se as melhores ilustrações enviadas pelos jovens leitores (que muitas vezes ultrapassavam a dezena, semanalmente)!
Foi uma gloriosa, inspirada e apaixonante canseira, que terminou quando o espaço foi requerido para exibir os horários dos jogos do Euro do mesmo ano!
Ficam aqui algumas capas das revistinhas, para vos dar alguma cor...























Parabéns atrasados!



Porque devia ter postado isto ao início do dia!



Com um beijo muito terno!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Autógrafos na Feira do Livro de LX

Lá estarei, no Domingo, pelas 17, 30, no stand da Gatafunhos, N.º A16.



Tenho vários livros do Zu, do Dakar e não só, para autografar!



Apareçam!

Parabéns atrasados!







"Ela" fez ontem anos! 49 deles! tantos e tão bonitos, tal como ela, afinal!

Aqui vão duas imagenzinhas a ela dedicadas!

Com um beijinho. Não apenas de parabéns!














quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rãs, relas ou sapos...

Aqui estão duas imagens, respectivamente de duas fábulas de Mestre Esopo, que me encontro actualmente a ilustrar! Ainda não tenho editora para o projecto.


1 - A RÃ E O BOI

2 - O REI DAS RÃS

terça-feira, 3 de maio de 2011

Feira do Livro - N.º 6







Livros do Gato Zu? No stand A 16, da gatafunhos!





Nota - estas duas imagens pertencem à história - ainda inédita em livro, mas não em jornal - O Rei Mico, décimo título da colecção do Zu!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Feira do Livro - N.º 5



Brrrrog, o trog






Brrrrog, o trog, é apanhador de lascas de profissão. É, ao contrário do que possam pensar, uma profissão muito exigente, não vá um seu companheiro tribal pisar uma, mesmo com a "sola" natural dos seus pézorros! Tem um tio que faz umas coisas tipo pintura, usa a boca como um airbrush natural, daí a sua dentição multicolorida! da restante família, os que sabem queimar uns ossitos ao fogo podem ser considerados os mais evoluidos. Os outros, coitados, contentam-se em comer as póprias unhas, lambem as caspas uns aos outros e comer um bicho-de-conta ou uma barata é um acepipe dos bons!



Um detalhe que engloba toda a tibo, Brrrrog, o trog incluído, é nunca terem posto os pés na Feira do Livro!

Feira do Livro - N.º 4




Renato Pegadinho - nunca suado e sempre compostinho! -, colecionador desde os seus 15 anos de catálogos da Feira do Livro de Lisboa, estancou defronte ao stand N.º A 16, onde se viam, à venda e a bom preço, livros do autor preferido dos seus filhos...

Feira do Livro - N.º 3



- Nem que caia de novo granizo do grosso, como aquele que matou o cão da Dona Tinuxa, e deu cabo do pára-briza do meu carro, me impedirei de ir visitar a Feira do Livro de Lisboa! Tenciono, sobretudo, ver o stand A16 (Gatafunhos), onde estão livros do José Abrantes!



(Manuel de Paiva dixit!)

Feira do Livro - N.º 2



Pobre Miguel Hortinha! Logo hoje, que ia gastar o dinheiro que lhe fora oferecido pela Páscoa, na Feira do Livro, caiu de cama!



- Sorte a dos felizes, pensa ele, que ao contrário de mim lá podem ir! O Carlos ainda há pouco me telefonou! Disse que encontrou livros do José Abrantes no stand da Gatafunhos!

Feira do Livro - n.º 1



Alice, surpreendida, nunca vira nada assim: um coelhinho branco, muito bem vestido, e que corria, aflito, murmurando sempre: - É tarde! É tarde! Tenho de lá chegar, a horas!






- Aonde, amigo coelho? Conseguiu a menina, não obstante o seu pasmo, perguntar ao coelho!






- À Feira do Livro de Lisboa! Depressa! Depressa!






E, entusiasmada, Alice seguiu o coelho!