domingo, 29 de maio de 2011

O Menino Tonecas




Foi José de Oliveira Cosme o autor das Lições do Tonecas, que li e reli, rindo sonoramente, entre os meus 11 e 15 anos! Depois perdi o rasto ao livro! Ainda me lembro que foi oferta (do Natal?) da minha tia Isabel. Quando o meu pai viu o livro entrar lá em casa, franziu o sobrolho: - Que porcaria, que livro tão estúpido! - clamava ele! mas depois deitou-lhe a mão, leitor de tudo, devoto e devorador como era, da mais simples à mais erudita das folhas impressas que visse por perto... E foi ouvi-lo a rir, tão divertido que ficou com o livrinho!




Um dia tive esta grata oportunidade: ilustrar uma passagem da obra, para um livro escolar escrito pelo meu amigo João Carlos Costa! Imaginam, decerto, o prazer que para mim foi fazer esta imagem, simples homenagem ao livro!




Um dia destes compro-o para que os meus filhos o leiam! O testemunho passará!

1 comentário:

  1. O desenho para mim é um mist+ério insondável. Não sei desenhar absolutamente N-A-D-A! As liçõs do tonecas li-as vezes sem conta. Ficaram perdidas numa quelquer mudanças das tantas que fiz na vida... agora que relembra, tenho que ver se encontro.

    ResponderEliminar