sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

JOURNEY TO THE CENTRE OF THE EARTH

Ah, nostalgias! Deve ser da idade, acabo por ser afectado, agora ou depois, por este sintoma, por vezes irritante, outras, laudativo! Dou comigo a vasculhar os sótãos do Youtube e a descobrir, seja o My Sweet Lord (e o tão belo e triste Isn't a Pitty) do George Harrison, algumas coisas dos ABBA (meu Deus, que piroso me estou a tornar! Aquilo sabe a chá e torradas!), os Procol Harum e, mais recentemente, o Rick Wakeman e o seu Journey to the Centre of the Earth!

É pomposo, emfatuado, redundante, ridículamente épico, por vezes previsivel ou pouco original ( o Ed. Grieg deve estar há anos às voltas no túmulo!) mas apaixonante e intenso! Farto-me depressa, confesso, mas sobretudo aquela abertura faz-me lá voltar, fiel e submisso!

Outro valor acrescido à obra, é que ajuda a repensar a obra do Júlio Verne! Assim, não precisamos apenas reimagina-lo com a sua escrita entusiasmada mas cinzenta, cheia de anotações geográfico-científicas tantas vezes já tomadas pelo sépia das coisas velhinhas, mas surge-me sobretudo como um visionário poeta, rico em imaginário fabuloso e delirante, com um cariz fortemente onírico. Embora, para isso, o George Meliés já tivesse feito o seu trabalho, muitas décadas antes do já velho Rick...

1 comentário:

  1. Após o SMS aqui estou a vasculhar com prazer o conteúdo do teu blog.
    Um abraço de parabéns e continua que vais bem.
    Não sei o teu email. Se puderes manda-mo também por SMS ou para:
    ruinunes.rtp@gmail.com

    ResponderEliminar