domingo, 24 de janeiro de 2010

O Brasil é, para mim, no mínimo, um país colorido! Desde muito criança que adorava ler as revistinhas da Abril (Disney) e não só, e, porque os filmes dos Estúdios Disney vinham para Portugal dobrados em brasileiro, durante anos acreditei que o Walt Disney era mesmo brasileiro! A alegria que tive quando uma minha tia me ofereceu uma nota de cruzeiro! Senti-me plenamente brasileiro! Viva Álvares Cabral! Passada a adolescência, vieram as telenovelas - que me entusiasmaram por pouco tempo! - e, pouco depois, os romances do Jorge Amado, que ainda hoje amo! Gostava de, antes de morrer, conhecer a Bahia!


Falando de novo das revistinhas Disney, lembroi-me de aí ter descoberto as histórias de Carl Barks, que tanto me empolgavam, metiam medo ou me faziam dobrar de riso! Aquilo sim, era um mestre! Brasileiro, brasileiro mesmo do Brasil, descobri nos anos setenta as bandas desenhadas do Zé Carioca da autoria de Canini, desopilantes e expressivamente ilustradas! Se nos lembramos de Obélix ao ler "Estes romanos são loucos!", ou do Capitão Haddock com o seu célebre "Mil milhões de mil macacos!", de Renato Canini e do seu Zé Carioca fica a célebre "Fui para Moji-das-Corujas"!


Tenho uma personagem, a bruxinha Morgana, de que há uns anos saiu um livro, e em breve sairão os seguintes! Pois pouco tempo depois do seu lançamento, pesquisei no google "José Abrantes" e "Morgana", para tentar perceber o acolhimento que a personagem teria merecido, quando tive, entre outras respostas, que havia aí no Brasil, uma Morgana... de apelido Abrantes!


1 comentário:

  1. Caro José,
    Fiquei extremamente feliz de ler seus elogios ao Brasil. Saiba que a recíproca é verdadeira, pois sonho em conhecer Portugal, esta maravilhosa terra dos meus (nossos) antepassados. Não posso dizer que o apelido (nós aqui dizemos 'sobrenome') Abrantes seja comum aqui no Brasil, mas conheço umas quantas pessoas que o têm (além de mim e de minha família).
    Um abraço de seu leitor, Leandro Abrantes (Rio de Janeiro - Brasil.)

    ResponderEliminar