sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lobo, o Sócrates - Capítulo 2

OS AMIGOS DO LOBO



Na tal floresta há um ditado que versa o seguinte (a ver se me lembro como é:) - "Lobo é amigo de lobo! Coelho é amigo de coelho"! Poder-se-ia acrescentar uma infinidade de outras possibilidades: "Caracol é amigo de caracol" , "gralha é amiga de gralha" etc, etc, etc... Mas não interessa: desde que se lhe apanhe o sentido, o ditado funciona! E este refere simplesmente que somos amigos de quam mais se parece connosco, ou de quem mais nos interessa que nos assemelhe! É claro que não se recomenda a uma perdiz que tente parecer-se com um lobo: não lhe está bem na pele e o resultado só poderia ser mesmo o pior!

Pois bem, todos os lobos pretendiam ser amigos de um certo lobo, porque o consideravam o mais feroz, poderoso, dominador da floresta! Sendo amigo - e colaborador - dele, pareciam mais que garantidos os melhores quinhões, os mais apetitosos petiscos, os mais solarengos locais para habitar! E por isso entre a alcateia todos se entusiasmavam sonhando com uma proximidade maior com o referido lobo! Uns contavam faze-lo com boas conversas, discursos lisonjeiros e apelativos! Outros, planeavam chegar-se perto dele ofertando-lhe pedaços de suas recentes caçadas, peças por vezes inteiras ainda mornas de captura de horas atrás, traziam-lhe água fresca de ribeiros que nem ficavam longe, mas mesmo assim prestavam-lhe o favor de a trazer a seus pés! Pés esses que, para alguns, eram susceptíveis de serem deliciosamente lambidos, enquanto outros haviam que sonhavam com a sua autorização para que o deixassem catar pulgas, piolhos e carraças, o que desejavam fazer minuciosamente, bicho a bicho, com mil cuidados! Finalmente, havia umas - e uns! - que sonhavam servi-lo com o seu corpo, tremendo só de imaginar que não estivesse à altura do seu gosto, ou por serem magros, ou gordos, ou coxos, zarolhos ou simplesmente remelosos!

Era ver aquela alcateia toda suspirante, encolhendo os ombros ou sacudindo-se, revelando um nervosismo patente nas suas expressões! Uns ganiam e gemiam, não conseguindo imaginar como oseduzir ou encantar, inseguros pelas suas fealdades ou falta de imaginação! Outros apresentavam um ar sonhador, esboçando sorrisos que só eles não sentiam ser patetas! E era vê-los, quando a sombra do tal lobo passava por eles! Uma loba de meia idade, contava-se, desmaiou mesmo, por essa mesma sombra a ter coberto parcialmente!

Esta alcateia estava mesmo no mais completo desatino!

1 comentário:

  1. Gostei bastante da imagem da alcateia à volta do lobo. Essa foi inspirada! Fantástico!

    ResponderEliminar